289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
A Câmara Municipal de Olhão preparou, em conjunto com a empresa municipal Fesnima e a ACRAL, uma agenda repleta de eventos e animação para a quadra natalícia. Até Dia de Reis, a cidade vai ser povoada por todas as personagens alusivas à época, bem como de atividades criadas a pensar em toda a família. O objetivo é dinamizar o comércio tradicional olhanense e levar as famílias a sair à rua e vivenciarem a época em comunidade.

2016-12-17 - Chegada Pai Natal-54A iluminação dá o mote à época natalícia em Olhão nas principais artérias da cidade, com destaque para a Rua do Comércio, as Avenidas 5 de Outubro e da República, a zona ribeirinha e, este ano pela primeira vez, também o Caíque Bom Sucesso. A decoração na Rua do Comércio será complementada com uma passadeira vermelha, que dará as boas vindas a olhanenses e forasteiros.

Uma das figuras mais típicas desta época é o Pai Natal, que chega à cidade de bicicleta voadora (Bike Plane), acompanhado por duendes e pelos motociclistas do Moto Convívio de Olhão, no sábado, dia 17 de dezembro. O desfile, que começa às 15h00, tem início nas Piscinas Municipais, percorre a Avenida 5 de Outubro, a Rua do Comércio e a Avenida da República, nos sentidos ascendente e descendente, terminando no largo da Igreja Matriz.

Este espaço, a par da Avenida da República, será, de resto, o centro nevrálgico da animação de Natal promovida pela autarquia olhanense. Entre os dias 17 e 21 de dezembro, a artéria histórica da cidade transforma-se numa verdadeira “aldeia” natalícia, com uma Feira de Natal, que conta com animação diária, uma mostra de artesanato, os tradicionais espaços de venda de algodão doce, pipocas e farturas e, como não poderia deixar de ser, todas as personagens tão típicas desta época.

A mostra de artesanato é inaugurada no dia 17, junto à Igreja Matriz, e conta com a presença de inúmeros artesãos, que proporcionam aos visitantes a oportunidade de comprarem presentes de Natal originais e feitos à mão. O horário de funcionamento é das 15h00 às 21h00 no fim de semana, e das 17h00 às 21h00 durante a semana.

Na Avenida da República  e no Jardim Pescador Olhanense, haverá carrosséis até 6 de janeiro, para alegria dos mais pequenos. Estes equipamentos contarão com entrada livre entre 17 e 21 de dezembro, no horário de funcionamento da Feira de Natal.

Ao longo deste período, o coração da cidade cubista enche-se de animação, com a atuação diária de bandas musicais, canhões de neve, e as personagens alusivas à quadra, como as Mães Natal, os duendes, renas, ursos, soldadinhos de chumbo ou bonecos de neve. Um dos espaços comerciais da Rua do Comércio será também palco de um presépio vivo, uma iniciativa promovida pela ACRAL - Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve.

Uma das atividades já tradicionais da época natalícia em Olhão é o bolo rei gigante, uma iniciativa promovida pela Kubidoce, e que este ano acontece no sábado, dia 17 de dezembro, à tarde, junto à Igreja Matriz.

A tradição de Natal em Olhão passa também pelo habitual concerto de Natal na Igreja Matriz, desta vez com cariz solidário. Este ano será protagonizado pelo Coro Gulbenkian que, a partir das 21h00 do dia 22 de dezembro, convida o público a recordar alguns dos temas tradicionais do Natal em todo o mundo.

As festividades da quadra não estariam completas sem a Passagem de Ano: 2017 vai ser recebido em Olhão no Jardim Pescador Olhanense, com os Iris, o grupo Gerações e, como não poderia deixar de ser, um espetacular fogo de artifício à meia-noite.

O programa de animação de Natal preparado para Olhão termina a 6 de janeiro, com a chegada dos Reis Magos que, de camelo, percorrem as principais artérias da cidade.