289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
Na tarde do passado sábado, 17 de dezembro, na baixa de Olhão sentiu-se um movimento anormal de transeuntes, mesmo para época natalícia. Ao ritual das compras de Natal, juntaram-se alguns motivos extra: nessa tarde chegava o Pai Natal à cidade, na sua bicicleta voadora, e voltava a ser possível provar o bolo-rei gigante, desta vez com 120 metros de comprimento.

2016-300-Pai-Natal-e-bolo-rei-0
O Pai Natal, que depois de, provavelmente, desembarcar do Caíque Bom Sucesso, atracado na Ria Formosa, começou o seu percurso na bicicleta voadora no Jardim Pescador Olhanense, acompanhado pelas renas, duendes e demais personagens natalícios. Em cortejo, passaram pelo Largo Patrão Joaquim Lopes onde foram todos recebidos pela Floripes, continuaram pela Rua do Comércio, sempre ao som da música, e desfilaram até à Feira de Natal, junto à Igreja Matriz e no início da Avenida da República.

Muita música, animação variada, ciclistas e motociclistas vestidos a rigor ajudaram a fazer a festa, nesta tarde onde as crianças foram as rainhas da festa. 

2016-300-PaiNatal e bolo-rei 2

A Feira de Natal continua até 21 de dezembro, tal como a música e animação de rua. Também nestes dias, os carrocéis são gratuitos, numa oferta da Câmara Municipal de Olhão a todas as crianças, olhanenses e visitantes.

Outro doce destaque deste dia foi o Bolo Rainha de Frutos Vermelhos, a novidade que o promotor do bolo-rei gigante, Filipe Martins, trouxe este ano para a rua. Por ali, ao longo de 120 metros, também não faltaram os sabores de batata-doce, chocolate branco, laranja, frutos secos ou alfarroba. Muitos provaram o bolo-rei nas suas variadas formas e a opinião era unânime: “Muito saboroso”.

O chef Filipe Martins e o presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, fizeram as honras da iniciativa ao cortarem e provarem a primeira fatia de bolo-rei, que depois foi distribuído aos presentes, mediante uma contribuição simbólica a favor da uma instituição de solidariedade social do concelho.

2016-300-Pai Natal e bolo-rei 3

Ao quarto ano de existência, esta iniciativa de promover a realização de um bolo-rei gigante já se tornou um hábito, o que para Filipe Martins é “um orgulho. Conseguimos criar uma tradição. Dá muito trabalho mas vale a pena”, referiu o chef pasteleiro, destacando o apoio do Município de Olhão, entre outras entidades e empresas.

Também o presidente da Autarquia, António Miguel Pina, enalteceu o trabalho de Filipe Martins, “um jovem empresário olhanense de sucesso”, referindo igualmente a bonita festa com a Feira de Natal e a chegada do Pai Natal e restantes figuras típicas desta quadra, que a Câmara juntou a esta iniciativa “com o objetivo de atrair ainda mais pessoas. E o resultado foi o esperado. Vimos muitos pais e crianças na rua, o que é uma alegria. Esta festa é sobretudo para eles”, destacou António Miguel Pina.

2016-300-Pai Natal e bolo-rei 6

Até 6 de janeiro a festa continua, com o Presépio Vivo na Rua do Comércio e, entre outras iniciativas, a chegada dos Reis Magos, para terminar a quadra em beleza, numa iniciativa do Município de Olhão, Fesnima e ACRAL.

2016-300-Pai Natal e bolo-rei 72016-300-Pai Natal e bolo-rei 42016-300-Pai Natal e bolo-rei 5