289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
“Villa-Lobos em Movimento” é o título do espetáculo de dança, integrado na programação do 365 Algarve, que acontece este sábado, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal José Mariano Gago.

2017-034-danca-villa-lobos-em-movimento

Heitor Villa-Lobos é, porventura, o mais conhecido compositor “nacionalista” do Brasil. Este espetáculo é uma releitura das suas peças para guitarra e dança.

O recital evolui a partir do reconhecimento das influências europeias levadas para o Brasil pela colonização portuguesa durante o reinado de D. João VI. Delas Villa-Lobos se apropriou, para as desconstruir e remodelar com uma intencional contaminação pelas tradições, folguedos e crenças populares, criando uma obra genuinamente brasileira que vem influenciando várias gerações de compositores.

Esta performance, criada e dirigida por Tela Leão, leva o público numa jornada pela evolução da identidade cultural do Brasil. Usa peças de Villa-Lobos para guitarra clássica, interpretadas por Josué Nunes, para acompanhar os movimentos fluentes de Simone Marçal, cujo rosto expressivo conduz o público através dos sempre mutantes estados de espírito e vários idiomas narrativos do programa.

A peça abre com música e dança que evocam o estabelecimento do Rio de Janeiro com o seu entorno espetacular, entre as montanhas e o mar. Continua para a homenagem a Bach, onde Villa-Lobos ecoa as sonatas para violino solo, e reflete de forma bem-humorada sobre as primeiras influências europeias na cultura brasileira. Para concluir, as referências às culturas dos sertanejos e dos índios brasileiros, e às religiões afro-brasileiras, refletem-se vividamente na música e na dança.

O 365 Algarve é um programa cultural que complementa a oferta tradicional da região com mais de mil apresentações de música, dança, teatro, exposições, animação de património, entre outras. A primeira edição decorre desde outubro de 2016 a maio de 2017 e os eventos acontecem em todo o território algarvio.