289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
Tradição arreigada na fé dos olhanenses, a Procissão do Senhor dos Passos volta a sair à rua no domingo, 19 de março, com passagem pelos bairros da Barreta e do Levante e paragem junto aos Mercados Municipais. Este cortejo é uma das mais expressivas manifestações da Quaresma e uma tradição marcante no concelho de Olhão.

2017-043-procissao-senhor-dos-passos

Pelas ruas do centro histórico da cidade, as imagens do Senhor Jesus dos Passos e de Nossa Senhora das Dores são levadas em procissão, entre cânticos, orações e marchas, recordando o caminho doloroso percorrido por Cristo até ao Calvário. 

A meio do percurso, entre os mercados e frente ao mar, após o sermão, ocorrerá a tradicional celebração da bênção do mar.

O itinerário do cortejo será o habitual: Igreja Matriz, Praça da Restauração, Rua Capitão João Carlos de Mendonça, Rua Dr. Miguel Bombarda, Rua Dr. Pádua, Largo Dr. Pádua, Rua João de Deus, Travessa dos Mercadores, Rua Teófilo Braga, Praça Patrão Joaquim Lopes, Mercados Municipais, Avenida 5 de Outubro, Rua Dr. Francisco Fernandes Lopes, Rua de São José, Travessa de São José, Rua de São Pedro, Rua Carlos da Maia, Rua Dr. João Lúcio, Rua Vasco da Gama, Avenida da República (sentidos ascendente e descendente), Praça da Restauração e Igreja Matriz.

A procissão será antecedida pela celebração da Eucaristia, na Igreja Matriz, às 15h00, saindo depois o cortejo, a partir das 16h15, pelo que a circulação e o estacionamento ficarão condicionadas neste trajecto.

Estas celebrações são organizadas pela Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Olhão com o apoio do Município de Olhão.