289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
O Serviço Municipal de Proteção Civil e o Corpo de Bombeiros de Olhão, em colaboração com a GNR, desenvolvem entre os dias 14 e 20 de março ações de sensibilização/fiscalização porta a porta nas diferentes freguesias de Olhão. Objetivo é alertar para os riscos de fogo, operacionalizando-se assim o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

2017-044-acao-sensibilizacao-bombeiros

Os bombeiros de Olhão e a GNR vão alertar para a necessidade da gestão de combustíveis através da limpeza dos terrenos e do corte e remoção da biomassa vegetal neles existentes. Uma correta e oportuna gestão destes combustíveis constitui um elemento essencial para a minimização do risco de incêndio.

As autoridades, nestas ações de sensibilização, pretendem também passar a mensagem de que a prevenção dos incêndios florestais deve ser praticada de forma atempada e inteligente. Com estas ações, que nos dias 14 e 15 decorrem na União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, pretende-se promover e fomentar boas práticas agrícolas e, acima de tudo, transmitir uma mensagem de dever cívico na prevenção generalizada aos incêndios florestais, partindo da premissa que a floresta é de todos e que a todos cabe preservar e proteger. As ações de sensibilização acontecem nas restantes freguesias do concelho de Olhão nos dias seguintes, em função da disponibilidade e das necessidades verificadas.

O Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Olhão (PMDFCIO) foi aprovado pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, em 9 de dezembro de 2016. O PMDFCI, da responsabilidade da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (CMDFCI), tem como objetivo dotar o concelho de Olhão de um instrumento de apoio nas questões da Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI), nomeadamente na gestão de infraestruturas, definição de zonas críticas, estabelecimento de prioridades de defesa e estabelecimento dos mecanismos e procedimentos de coordenação entre os vários intervenientes na DFCI. 

Nesta medida, o PMDFCIO integra as medidas necessárias à defesa da floresta, nomeadamente um conjunto de ações de prevenção e planeamento integrado das intervenções das diferentes entidades envolvidas perante a eventual ocorrência de incêndios florestais, nas vertentes de planeamento e ordenamento do território florestal, sensibilização, fiscalização, vigilância, deteção, primeira intervenção, combate, rescaldo, vigilância pós-incêndio e ações de recuperação das áreas ardidas. 

A operacionalização do PMDFCI de Olhão, em particular para as ações de vigilância, deteção, fiscalização, primeira intervenção e combate, é concretizada através do Plano Operacional Municipal (POM) sendo a próxima reunião a realizar pela Comissão Municipal de Defea da Floresta de Olhão no dia 20 de março, para aprovação do mesmo para o ano de 2017.