289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
Desde o seu início, em 2014, o Projeto Cuidar, programa de Oftalmologia da Rede Intermunicipal de Cuidados de Saúde promovido pelos municípios de Olhão e Vila Real de Santo António, já proporcionou cerca de 6 mil consultas desta especialidade aos olhanenses com menores recursos económicos. 

2017-047-projeto-cuidar-cirurgias

Em 2016, o projeto foi alargado às crianças que frequentam o ensino pré-escolar no concelho, com mais de 200 crianças a beneficiarem de um rastreio oftalmológico gratuito, e consequente acompanhamento.

Este projeto único no País, constituído por uma equipa de 3 oftalmologistas e um optometrista, é uma forma inovadora de partilha e otimização de recursos, que permite dar uma resposta mais rápida e próxima aos problemas de saúde dos munícipes de ambos os concelhos.

No caso específico da Oftalmologia, especialidade médica que enfrenta deficiências graves no Serviço Nacional de Saúde, com listas de espera para consulta de cerca de três anos, o Projeto Cuidar proporciona um acesso consideravelmente mais rápido a consultas médicas e cirurgias. 

Pretende-se que a iniciativa se dirija preferencialmente a pessoas com rendimentos inferiores ao salário mínimo nacional ou que não disponham de capacidade para suportar os custos dos tratamentos numa unidade privada.

Na prática, os pacientes interessados em beneficiar do projeto deverão inscrever-se na Divisão de Ação Social da Autarquia de Olhão, sendo posteriormente encaminhados para uma primeira consulta de rastreio, após o que se seguem os respetivos tratamentos e cirurgias, quando necessário.
Tendo começado por colocar a tónica no rastreio, o Projeto Cuidar proporciona hoje em dia cerca de 60 consultas por semana e já conta com mais de 150 operações realizadas, só no concelho de Olhão.

Em 2016, o âmbito foi alargado à saúde escolar, com cerca de 200 crianças do pré-escolar a serem envolvidas no programa.

O presidente da Autarquia, António Miguel Pina, mostra-se satisfeito com os resultados do projeto: “Um dos pilares deste Executivo, uma promessa eleitoral que fizemos aos olhanenses, tem sido uma aposta muito forte no setor da ação social. Ao constatarmos que o Serviço Nacional de Saúde não apresenta respostas em termos de saúde oftalmológica no Algarve, resolvemos tomar as rédeas deste problema, que tanto afeta a saúde e a qualidade de vida das pessoas”.

O autarca prossegue anunciando: “É com grande satisfação que alargámos o âmbito deste Programa às crianças do concelho, e que anunciamos que, ainda este ano letivo, também os alunos do 1º ano do 1º Ciclo serão abrangidos pelo Programa Cuidar, de forma a apostarmos, também, no rastreio precoce e na prevenção”.