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O Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, deslocou-se esta quarta feira, 25 de julho, a Olhão, onde se inteirou da conclusão das obras de urgência na EN 125 no troço entre Olhão e Vila Real de Santo António.

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O governante teve, ainda, oportunidade de anunciar diversos projetos para a mobilidade na região do Algarve, onde o governo prevê gastar 200 milhões de euros, nomeadamente a Variante de Olhão.

Nos últimos dois meses, a Infraestruturas de Portugal procedeu a um conjunto de intervenções de emergência, no sentido de corrigir as patologias identificadas no troço da EN 125 entre Olhão e o limite do concelho de Vila Real de Santo António, atravessando os concelhos de Olhão, Tavira, V. Real Santo António e Castro Marim, numa extensão de cerca de 40 quilómetros, dos quais 10 com pavimentação integral.

Um investimento de perto de 250 mil euros que devolveu a este trecho da principal via algarvia condições de circulação em segurança e conforto.

As obras de beneficiação agora concluídas contemplaram trabalhos ao nível do pavimento, que envolveram, entre outros, a fresagem e repavimentação, o alteamento das bermas e a execução da marcação horizontal da via.

O presidente da autarquia de Olhão, António Miguel Pina, reconheceu o esforço do governo na conclusão rápida da intervenção: “gostaria de agradecer a rápida intervenção a que procedeu neste troço da 125, uma estrada abandonada e sem manutenção nos últimos anos”.
Quanto à reabilitação integral do traçado da EN 125 no Sotavento, o ministro deixou a garantia de que se trata de uma prioridade do atual governo, estando o seu avanço apenas dependente do resultado do recurso interposto junto do Tribunal de Contas, no que diz respeito à negociação da jurisdição desta via.

“Temos uma estratégia no caso de vencermos o recurso, como esperamos, e temos uma estratégia caso isso não se verifique”, garantiu o ministro do Planeamento em Olhão.

Um dos anúncios mais importantes para o concelho foi o avanço, já no início do próximo ano, da Variante de Olhão. “Estamos a fazer o estudo prévio que nos permite receber, a seguir, a declaração de impacte ambiental. O estudo prévio deve ficar concluído entre agosto e setembro. Depois, em 2019, é fazer o projeto de execução e depois a obra", revelou Pedro Marques.

No que diz respeito à infraestrutura ferroviária, estão a decorrer intervenções na Estação de Olhão, com a remodelação das instalações sanitárias, e no apeadeiro de Fuseta A, onde, para além da colocação de suportes para bicicletas e reparação dos painéis de vedação danificados, foi substituída a cobertura do abrigo.

Quanto ao futuro da Linha do Algarve, Pedro Marques deixou a garantia de que é um desígnio do atual governo avançar com a sua eletrificação integral.

Respondendo ao apelo de António Miguel Pina de “de uma forma sensata e exequível, dar particular atenção à questão das portagens na A22”, o ministro garantiu que “para além das reduções até agora registadas nas portagens, que já pouparam mais de 15 milhões de euros aos algarvios, pretendemos baixar ainda mais o custo de circulação nesta via tão estruturante para a região”.

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