289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 

2012-100-KelfiKelfi e os Jogos Olímpicos é o nome do livro que os olhanenses Gustavo Marcos (texto) e Orlando do Ó (ilustrações) lançaram no final do mês de outubro no Comité Olímpico de Portugal, editor da obra.

O livro, editado pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) em colaboração com o Comité Paralímpico de Portugal (CPP), destina-se a crianças do ensino básico e, depois de já ter sido apresentado em Quelfes no primeiro fim de semana de novembro, uma vez que faz um paralelismo com os Jogos de Quelfes, será dado a conhecer no início de dezembro na Biblioteca Municipal de Olhão.

Na obra Kelfi e os Jogos Olímpicos são abordados temas relacionados com as origens das olimpíadas, as modalidades olímpicas, as edições dos jogos modernos, a importância do desporto para a saúde, havendo ainda uma alusão aos Jogos Paralímpicos. O personagem principal, Kelfi, leva os leitores a conhecer os temas com várias perguntas e atividades práticas ao longo do livro. "O olimpismo representa aquilo que de melhor há em cada ser humano", refere Gustavo Marcos na introdução do livro.

Vicente Moura, Presidente do COP, acolheu na sede do Comité este evento, que contou ainda com as presenças e discursos do Presidente do CPP, Humberto Santos, do adjunto do Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Paulo Marcolino, e do autor do livro, Gustavo Marcos. Para Vicente Moura “estamos perante a melhor obra promotora do olimpismo para jovens concebida e publicada em Portugal, provavelmente a mais importante na língua de Camões, podendo ombrear com o que de melhor existe no Movimento Olímpico Internacional”, o que diz bem da qualidade do texto, associado às ilustrações de Orlando do Ó, funcionário da Casa da Juventude do Município de Olhão.