289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2012-101-ERVAA
A terceira edição do Encontro Regional de Voluntariado Ambiental para a Água (ERVAA) realiza‐se, este ano, a 16 e 17 de novembro, em Olhão. No primeiro dia decorre um seminário na Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, enquanto que no dia 17 haverá visitas de campo.

Esta iniciativa da Agência Portuguesa do Ambiente IP – ARH do Algarve apoiada, entre outras entidades, pelo Município de Olhão, é dirigida aos professores do ensino básico e secundário e a todos os interessados na conservação e sustentabilidade de ecossistemas costeiros e de água doce e tem como principal objetivo a sensibilização para a gestão participada da água, através do voluntariado ambiental.

O primeiro dia do evento, 16 de novembro, que decorrerá no auditório da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, destina‐se à reflexão e análise das principais questões associadas à articulação entre a gestão da água e a conservação da natureza e biodiversidade. As comunicações distribuem-se por três painéis: “Gestão da Água e a Conservação da Natureza e da Biodiversidade”, “O Papel do Voluntariado na Conservação da Natureza e da Biodiversidade” e “Voluntariado Ambiental para a Água – Perspetivas atuais e futuras”, privilegiando-se a troca de experiências entre voluntários e especialistas na matéria.

No segundo dia (sábado), estão previstas quatro saídas de campo. Duas delas para recolha e tratamento de amostras de macroinvertebrados bentónicos em ecossistemas de água doce (ribeira de Odeleite – Castro Marim) e costeiros (Ria Formosa – Olhão), de modo a proporcionar aos participantes a formação prática que permita a continuidade da monitorização voluntária da qualidade ecológica da água.

Os participantes do 3º ERVAA poderão, em alternativa, aprender informação relevante sobre espécies emblemáticas e realizar trabalho voluntário no RIAS – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa, ou visitar a Barragem de Odelouca e contribuir, com uma ação de voluntariado, para o Programa Ambiental promovido pelas Águas do Algarve S.A.