289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 

2013-027-Carnaval infantilOs festejos de Carnaval começaram hoje, 8 de fevereiro, em Olhão, com o desfile das crianças de estabelecimentos de ensino público e privado. No total, mais de mil alunos dos jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo do concelho animaram a Avenida da República de luz e cor. A festa continua domingo e terça-feira com o tradicional corso de Moncarapacho.
Mais de um milhar de crianças, trajadas a rigor de acordo com os mais diversos temas, brilharam nesta manhã de Carnaval na Avenida da República. A inspiração para conceber os disfarces deste ano não faltou aos professores e auxiliares dos estabelecimentos de ensino que, todos os anos, colaboram com o Município de Olhão na organização deste evento, dedicando muitas horas de trabalho com os alunos para a confeção dos respetivos trajes alusivas a esta época.
Pelo palco instalado na avenida olhanense desfilaram crianças com fantasias inspiradas em histórias da Disney, como a Branca de Neve, Aladino e Jasmim e Capuchinho Vermelho, outros trajaram-se de amigos da natureza, como as flores ou os jardineiros, mas também surgiram meninas com roupas inspiradas na “Pequena Sereia”, “Menina do Mar” e “O Mar”. “Bonecos de Neve”, “O Mar – Peixes”, a “Lenda das Amendoeiras em Flor”, “Os Piratas” ou histórias infantis foram também dos temas trabalhados por alunos e professores.

Outros disfarces de Carnaval foram inspirados nas diferentes profissões, nos rappers ou na história infantil “Alice no País das Maravilhas”, mas também desfilaram espantalhos e meninos vestidos com corações que exibiam as mais diversas palavras para definir Família! Pela Avenida da República também passaram elementos da Banda de Moncarapacho, que deram música e colorido ao desfile, assim como malabaristas e animadores de rua.2013-027-Carnaval infantil32013-027-Carnaval infantil2


















Participaram no desfile alunos das escolas Jardim de Infância Mundo da Fantasia, Jardim de Infância da Cruz Vermelha Portuguesa de Olhão, EB1/JI nº6 de Olhão, EB1 da Cavalinha, Cruz Vermelha de Pechão, A Minha Casinha, EB1/JI nº1 de Olhão, EB1 nº5 de Olhão, Infantário Maria Helena Rufino, Jardim de Infância Acampamento Azul e Jardim de Infância Os Saltitões. Também alunos de algumas turmas da Escola Secundária de Olhão, que colaboraram com as divisões de Educação e Desporto do Município, mostraram-se depois no palco do recinto trajados a rigor.

“Começaram hoje no concelho de Olhão os festejos de mais um Carnaval, que depois se prolonga por outras iniciativas pelas freguesias, com destaque para o corso carnavalesco de Moncarapacho nos dias 10 e 12 de Fevereiro, para o qual convidamos todos os residentes e quem nos visita nesta altura do ano. Neste desfile infantil tivemos a prova de que as escolas continuam a colaborar com o Município para se fazer uma grande festa com todas as crianças. Foi uma manhã muito bonita!”, disse o presidente da Câmara Municipal de Olhão, Francisco Leal, que assistiu ao desfile dos mais pequenos e brincou com muitos deles durante a sua passagem pela avenida olhanense.