289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2013-048-Dia da rvore

No Dia Mundial da Árvore e em que também se celebrou a chegada da primavera, o Município de Olhão decidiu ontem assinalar a Semana da Primavera Biológica, que contou com a colaboração de mais de duas centenas de alunos do pré-escolar e 1º ciclo do concelho. As atividades – plantação de árvores – decorreram no Jardim da Fuseta e na Horta João Lúcio.

Crianças com idades compreendidas entre os três e os 10 anos, da creche e jardim de infância da Cruz Vermelha da Fuseta e do pré-escolar da EB1 local, começaram, logo pela manhã, as primeiras atividades dedicadas ao Dia Mundial da Árvore, com a plantação de oliveiras no Jardim da Fuseta, junto à Ria Formosa.

Os pequenos ‘agricultores’, que ajudaram a regar a árvore depois de colocada no respetivo buraco aberto para o efeito e com a terra e o adubo necessários, ‘batizaram’ as árvores que ajudaram a colocar na terra e aprenderam um pouco mais sobre as oliveiras plantadas, na conversa com técnicos do Município de Olhão, assim como com o Vereador do Ambiente António Camacho e Presidente da Junta de Freguesia da Fuseta, José Bernardino.

Também no Jardim João Lúcio, durante a tarde de ontem, houve plantação de árvores, desta vez de fruto, com as crianças participantes nos Campos de Férias da Páscoa do Município de Olhão e da Associação Verdades Escondidas, a ajudarem na plantação de laranjeiras, limoeiros, ameixeiras e tangerineiras. Na plantação efetuada, e já com participantes entre os 10 e os 12 anos, falou-se da importância das árvores para o ecossistema. “São fonte de vida, dão oxigénio”, testemunharam alguns dos participantes.

2013-048-Dia da rvore22013-048-Dia da rvore3

















Nos últimos três anos, o Município de Olhão, através da Divisão de Ambiente e Recursos Naturais, (re)plantou cerca de 500 árvores, 1800 arbustos, 2500 herbáceas e 150 quilos de relva, o que demonstra bem a importância que a atual vereação tem dado a esta temática.


2013-048-Dia da rvore4