289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2013-109-IIIForumAguaJovemNo Dia Mundial do Ambiente, que se celebrou a 5 de junho, realizou-se no Auditório Municipal de Olhão o III Fórum Água Jovem, iniciativa que pretende sensibilizar anualmente os jovens algarvios para a importância do seu contributo na valorização do recurso água.

Promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente IP - ARH do Algarve, a iniciativa contou com o apoio, entre outras entidades, do Município de Olhão e da empresa municipal AmbiOlhão, e possibilitou aos participantes do III Concurso Água Jovem, um passeio de barco na Ria Formosa e muitas atividades lúdicas e de valorização ambiental na Ilha da Armona.

Neste concurso, cerca de 300 participantes do Algarve apresentaram 193 trabalhos sobre os temas “Água um Direito Humano Essencial”, “Cooperar pela Água através do Voluntariado Ambiental”, “Pegada da Água e Uso Eficiente da Água” e “Saneamento Básico e Gestão Participada dos Recursos Hídricos no Algarve”.

As vencedoras foram, na Categoria do Ensino Básico do 2º e 3º Ciclo, as alunas Carlotta Carvalho e Carolina Mouta do 8.º ano, do Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira - Escola E.B. 2/3 Jacinto Correia, de Lagoa. Na Categoria do Ensino Secundário foi atribuída apenas uma menção honrosa ao trabalho da aluna Ana Sofia Jesus (11º ano) da Escola Secundária João de Deus, de Faro, pelo facto de este ano terem sido apresentados a concurso muito poucos trabalhos nesta categoria.

Os trabalhos premiados foram apresentados publicamente no Auditório Municipal de Olhão, onde também decorreu a cerimónia de entrega de prémios, com a presença de mais de 150 jovens e professores e dos representantes das entidades e empresas envolvidas.

A festa teve, no entanto, início logo de manhã, com um passeio de barco até à Ilha da Armona, em pleno Parque Natural da Ria Formosa, onde se dinamizaram as referidas atividades sempre com a alegria de quem aprecia o contacto com a natureza.

2013-109-IIIForumAguaJovem3