289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2013-112-Jose e PilarO Município de Olhão aderiu à iniciativa nacional de relembrar o Nobel português da Literatura, José Saramago, no dia em que se completam três anos sobre a sua morte, e exibe hoje, 18 de junho, às 21h30, no Auditório Municipal de Olhão, o documentário José e Pilar. Esta é uma obra já vista e apreciada por muitos milhares de pessoas, da autoria do realizador olhanense Miguel Gonçalves Mendes. A entrada é livre!

A Viagem do Elefante, o livro em que Saramago narra as aventuras e desventuras de um paquiderme transportado desde a corte de D. João III à do austríaco Arquiduque Maximiliano, é o ponto de partida para José e Pilar, filme de Miguel Gonçalves Mendes que retrata a relação entre José Saramago e Pilar del Río.

Mostra do dia-a-dia do casal em Lanzarote e Lisboa, na sua casa e em viagens de trabalho por todo o mundo, José e Pilar é um retrato surpreendente de um autor durante o seu processo de criação e da relação de um casal empenhado em mudar o mundo – ou, pelo menos, em torná-lo melhor.

José e Pilar revela um Saramago desconhecido, desfaz ideias feitas e prova que génio e simplicidade são compatíveis. José e Pilar é um olhar sobre a vida de um dos grandes criadores do século XX e a demonstração de que, como diz Saramago, “tudo pode ser contado doutra maneira”.