289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2013-115-PMTO finalAs propostas finais para desenvolver o Plano de Mobilidade e Transportes de Olhão (PMTO) foram apresentadas esta semana à população, no Auditório da Biblioteca Municipal de Olhão, pela equipa que desenvolveu o plano, da empresa TIS.

São objetivos estratégicos do PMTO, apresentados por Vasco Colaço, da empresa que desenvolveu o Plano, a TIS, promover a qualidade de vida para residentes, trabalhadores e visitantes, contribuir para uma economia mais eficiente e sustentável, promover a mobilidade sustentável apoiada nas redes de transportes coletivos e nos modos suaves, assim como a acessibilidade, inclusão e justiça social, aumentar a segurança de todos os utilizadores e contribuir para reduzir os impactes ambientais.

As propostas de intervenção feitas pela TIS são várias e em diferentes níveis: rede pedonal, ciclável, de transportes coletivos e rodoviária, sistema de estacionamento ou logística urbana. Propõe-se, entre outras medidas, a melhoria das condições de segurança nos atravessamentos da Av. D. João VI ou a criação de circuitos de pedibus, para a deslocação de crianças para a escola.

Propõe-se também a criação de uma rede ciclável interescolar na cidade de Olhão ou a instalação de equipamentos de parqueamento de bicicletas; quanto à rede de transportes coletivos sugere-se a melhoria das principais ligações inter-concelhias e inter-freguesias e a redefinição do Circuito Urbano de Olhão, assim como a revisão dos tarifários. Quanto à rede rodoviária, considera-se importante conter os movimentos de atravessamento na Av. D. João VI ou a criação do regulamento de acessos à zona histórica de Olhão, tal como a beneficiação das ligações de atravessamento a Olhão (variante à EN 125).

2013-115-PMTO final2No sistema de estacionamento, a empresa que está a desenvolver o PMTO sugere, entre outros, a criação de uma bolsa de estacionamento de apoio à estação ferroviária de Olhão e o reordenamento do estacionamento na zona ribeirinha da Fuseta.

Com esta apresentação, que contou com uma participação ativa dos presentes, que levantaram questões relativas à implementação do Plano, fica encerrado este estudo de Mobilidade e de Transportes de Olhão. O Município passa a dispor de uma ferramenta de trabalho, com um vasto leque de ações, propostas e programas de investimento, para implementar a médio/longo prazo, no sentido de melhorar as condições de acessibilidades e mobilidades da população.