289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2013-125-BandeiraDouradaO Município de Olhão hasteou, a 22 de julho, as três bandeiras com qualidade de ouro atribuídas este ano, pela Quercus, às praias Fuseta Mar, Armona Ria e Armona Mar. Nestes dias de férias, esta é mais uma garantia de que as praias do concelho têm excelente qualidade para o veraneio, e recomendam-se.

O vereador com o pelouro do Ambiente, António Camacho, içou a bandeira na praia Fuseta Mar, ladeado pelo comandante do porto de Olhão, Conceição Duarte, e pelo presidente da Junta de Freguesia da Fuseta, José Brás Bernardino, entre outros convidados.

A bandeira dourada, que agora oscila ao vento ao lado das bandeiras azul, de Portugal e do Município, foi concedida a estas três praias do concelho de Olhão devido à qualidade da água, uma das regras para que a mesma seja atribuída. Para receber a classificação de praia com qualidade de ouro, uma zona balnear tem de apresentar boa qualidade da água nas duas épocas balneares entre os anos de 2008 e 2009 (a classificação "boa" era, até 2009, a melhor qualidade possível de acordo com a anterior legislação europeia), e qualidade da água excelente nas três últimas épocas balneares de 2010 a 2012, devendo todas as análises realizadas na última época balnear (de 2012) serem excelentes.

2013-125-BandeiraDourada2Esta avaliação efetuada pela Quercus é mais limitada em comparação com a atribuição da Bandeira Azul, ao basear-se apenas na qualidade da água das praias, apesar de ser mais exigente neste aspeto específico.

O objetivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), apresentam sistematicamente boa qualidade ou qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.

Para o vereador do Município de Olhão, António Camacho, “a atribuição, mais uma vez, de três bandeiras com qualidade de ouro às praias do concelho de Olhão reflete não só a excelente qualidade da água balnear, mas também a qualidade ambiental das nossas praias”. O Município pretende, desta forma, “atrair mais visitantes para desfrutarem dessa qualidade que, ao mesmo tempo, dinamizam a economia local”, refere o autarca olhanense.


2013-125-BandeiraDourada3