289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2013-136-sessao decoO Auditório da Biblioteca Municipal recebeu, na passada terça-feira, 6 de agosto, uma sessão de esclarecimento sobre Gestão da Economia Doméstica, uma parceria do Município em conjunto com a DECO. Na próxima sexta-feira, 9 de agosto, falar-se-á sobre vendas agressivas e burlas a idosos.

Os participantes nesta sessão puderam ver esclarecidas algumas dúvidas no âmbito da gestão orçamental, em particular da gestão doméstica. Abordou-se, de uma forma prática, hábitos de consumo com o dinheiro, num passado próximo e na atualidade.

Sandra Rodrigues, da DECO, explicou o que é a gestão da economia doméstica, e quais são os passos a dar na escolha certa para que o saldo mensal do orçamento familiar seja positivo até ao final de cada mês. Fazer um orçamento familiar detalhado, classificar as despesas por categorias e, acima de tudo, não subestimar as despesas periódicas de valor variável (cafés ou jornais, por exemplo) foram dicas deixadas para que se fizesse um bom orçamento.

Algumas mudanças de hábitos de consumo e de atitude poderão ser eficazes na conta final do mês, nomeadamente as listas de compras, uso de marcas brancas, eletrodomésticos mais eficientes ou até mesmo o uso de lâmpadas economizadoras. Se à partida estes passos poderão ser fáceis de aplicar, outros há em que as pessoas terão de despender mais algum tempo e atenção, de modo a verem as suas despesas diminuírem. Foi sugerido que se deve dar especial atenção na redução da fatura de comunicações, gás, água e luz, e que a poupança deve ser um objetivo assumido por todos os que fazem parte do agregado familiar.

A DECO disponibiliza atendimento personalizado nos Paços do Concelho, duas vezes por mês ou em sessões de esclarecimento conjuntas.

Irá ainda decorrer no próximo dia 9 de agosto, às 15h00, no Auditório da Biblioteca Municipal, uma outra Sessão que foca as Vendas Agressivas e Burlas Contra Idosos.