289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2013-152 simplexO Simplex Autárquico, implementado pelos seis municípios do Algarve Central - Albufeira, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira - foi o projeto vencedor a nível nacional na categoria de Desenvolvimento do Ambiente Empresarial dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2013,divulgou a semana passada o IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e Inovação). Este prémio reconhece e consagra assim o trabalho de cooperação, entendimento e concertação de esforços que os seus 6 municípios têm trilhado em diversas áreas.

Desde 15 de maio de 2012, que os munícipes e empresas dos concelhos de Albufeira, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira, passaram a poder dar seguimento a assuntos relacionados com urbanismo, taxas e licenças, em qualquer um dos balcões de atendimento destes seis municípios, bem como poder contar com mais de 100 formulários harmonizados entre estes municípios. 

Conhecidas as dificuldades daqueles que tratam assuntos idênticos em diferentes concelhos com procedimentos, modelos de trabalho e formulários muito diversos, esta iniciativa veio facilitar e simplificar o acesso dos cidadãos e das empresas aos serviços municipais. 

Com o SIMPLEX, é possível disponibilizar formulários de urbanismo, taxas e licenças nos balcões municipais, facilitando o acesso informático dos concelhos em rede.

Desta forma, descentraliza-se os serviços, há uma melhoria nos serviços prestados à comunidade no geral e às empresas em particular.

Com um atendimento de cerca de 58 000 utentes, após a abertura em Fevereiro de 2012, o balcão único, é uma aposta ganha da Parceria Territorial, “Algarve Central”, ao abrigo das Redes Urbanas para a Competitividade e Inovação, cofinanciada pelo QREN/PO Algarve 21.