289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2013-155 semana contra pobrezaO Município de Olhão, associou-se à iniciativa “ Semana Pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social” – de 12 a 20 de outubro. De uma forma simbólica, o Município irá proporcionar um dia diferente, aos mais carenciados do Concelho, intitulado “Pequenos gestos de integração/inclusão social”, com acesso a uma visita guiada ao Museu Municipal de Olhão, um Passeio no Caíque e uma Visita à Casa João Lúcio/Ecoteca, no próximo dia 14, entre as 10h00 e as 17h00.

Desde sempre que as sociedades são constituídas por diferentes classes sociais. Atualmente, e devido à grave crise económica que atravessamos, os grupos mais vulneráveis são os mais afetados pela escassez de trabalho e, consequentemente, por uma degradação económica e social.

A Rede Social, coordenada pelo Município de Olhão, constitui-se como um fórum de articulação e congregação de esforços que visa erradicar ou atenuar a Pobreza e a Exclusão Social, promover o desenvolvimento local, fomentando a formação de uma Consciência Coletiva dos problemas sociais existentes no Concelho.

O Município de Olhão, no âmbito da Rede Social, orgulha-se de se aliar a esta iniciativa, contribuindo simbolicamente para combater este flagelo social, que infelizmente tem persistido ao longo dos séculos, promovendo atividades de mobilização e sensibilização na luta contra esta problemática.

Porque promover o acesso à cultura é também uma forma de incentivar uma cidadania ativa, dia 14 outubro, o Município de Olhão irá possibilitar a aproximadamente 40 pessoas, divididas em dois grupos, conhecer um pouco da História de Olhão, proporcionando-lhes uma visita ao Museu Municipal de Olhão para conhecerem as exposições presentes, um passeio pela Ria Formosa, no Caíque e, um visita à Ecoteca/Casa João Lúcio.

Desta forma, a cultura aliada à participação social, será a forma mais dinâmica para passar um dia divertido, se possível, entre muitos mais, contribuindo para uma participação social e uma cidadania ativa.

Olhão marcará assim a sua presença no dia 14 de outubro, porque todos podemos contribuir para fazer a diferença, através desta ação designada “Pequenos gestos de integração/inclusão social”, o Município pretende lançar um sinal para a sociedade, de mobilização contra esta problemática.

“Pequenos gestos de integração/inclusão social”
14 de outubro 2013 Olhão

1º Grupo
10h00-Receção do grupo e visita ao Museu Municipal
10h30- Visita à Casa João Lúcio/Ecoteca
11:30- Passeio no Caíque pela Ria Formosa
12:30- Fim da atividade

 2º Grupo
14h30- Receção do grupo e visita ao Museu Municipal
15h00- Visita à Casa João Lúcio/Ecoteca
16h00- Passeio no Caíque pela Ria Formosa
17h00- Fim da atividade

2013-156 semana contra pobreza logotipos