289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2014-011 workshop-empreendedorismo-IMG 2873Decorreu no passado dia 18 de fevereiro, na sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Olhão, um Workshop organizado pela Autarquia de Olhão em parceria com a Universidade do Algarve e a MOJU - Associação Movimento Juvenil em Olhão, no âmbito do projeto ALGARVE 2015 | Empreender e Inovar +, financiado pelo ALGARVE 21 – Programa Operacional. A população olhanense participou, sendo um sucesso, quer para a organização, quer para o público.

Com o objetivo de estimular o espírito empresarial e contribuir para a geração de novas empresas no concelho de Olhão, nomeadamente as que resultem de iniciativas de empreendedorismo jovem e qualificado, foi apresentado um workshop de como criar uma empresa.

A sessão de abertura esteve a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, Hugo Barros, coordenador do CRIA da Universidade do Algarve e Nuno António, presidente da direção da Associação Movimento Juvenil em Olhão (MOJU). O Autarca enalteceu a participação dos jovens olhanenses neste tipo de iniciativa, porque “A futura geração de homens e mulheres começa a ter a perceção que o futuro passa por si mesma”.

2014-011 workshop-empreendedorismo-IMG 2995-22014-011 workshop-empreendedorismo-IMG 2954
João Amaro, consultor de empreendedorismo e criação de empresas, abordou as principais etapas na criação de um negócio. Do programa do evento destacaram-se as intervenções de Filipe Martins (Kubidoce) e de Hugo Charrão (Charrão Studio) que falaram das suas experiências como jovens empresários, procurando assim motivar outros jovens do concelho a criarem as suas empresas.

2014-011 workshop-empreendedorismo-IMG 3120Nuno António, da Moju, apontou o empreendedorismo como uma alternativa ao desemprego e exclusão social. Para o jovem olhanense, o empreendedorismo deve começar na própria pessoa, em prol da sociedade em que se insere “As possibilidades existem, independentemente das dificuldades”.

Representante do IEFP, Ana Lima Ramos, falou sobre os mecanismos de apoio ao empreendedorismo e criação do próprio emprego.

A presente iniciativa faz parte do Ciclo de Workshops “Cria a tua empresa”, a realizar em todos os concelhos do Algarve.