289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2014-biblioteca-sociedade-do-risco-e-protecao-civilApresentação do livro "Sociedade do risco e protecção civil"
07 de junho 2014
16:30
Espaço Polivalente da Biblioteca Municipal de Olhão


A Biblioteca Municipal de Olhão acolhe, no próximo dia 02 de junho, pelas 16:30, a apresentação do livro "Sociedade do risco e protecção civil", da autoria de Noémia Cunha.

Pela leitura fácil num estilo claro, vi pelos conceitos científicos criados para a compreensão de um grupo só agora estudado na vertente sociológica em Portugal, que enriquece a compreensão exacta do trabalho desenvolvido não só pelos bombeiros profissionais do distrito de Coimbra, mas também dos restantes do país. (Luís Capoulas Santos in prefácio)

Quer nas Cheias do Mondego em 2000-2001, quer nos incêndios florestais de 2005 no distrito de Coimbra, ou mesmo na queda da Ponte de Entre-Rios e nas cheias da Madeira; o que teve maior visibilidade pública, não foi o perigo. Este resultante do excesso de caudal das águas no inverno, a limpeza das matas e ou o estado de conservação estrutural de uma ponte, entre outros. O mais visível, foi a manifestação da crise, onde já não se poderia gerir, planear ou mesmo prevenir a ocorrências destes desastres.

Autor: Noémia Cunha

Sociedade do Risco e protecção civil