289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2014-184-livro-o-viandante-das-palavras-01Apresentação do livro “O Viandante das Palavras”
19 de dezembro de 2014
18:00
Espaço Polivalente da Biblioteca Municipal de Olhão

Autor: Manuel Neto dos Santos
A obra será apresentada pelo poeta e advogado Dr. Fernando Cabrita

Posterior no tempo a Casimiro de Brito, a Gastão Cruz, a Nuno Júdice, e mais posterior ainda ao surgimento do grande poeta nacional António Ramos Rosa, só para lembrarmos poetas portugueses do nosso tempo, nascidos no Algarve, Neto dos Santos é sem margem para dúvidas uma das grandes vozes poéticas surgidas nos últimos quinze anos em Portugal.

Manuel Neto dos Santos é um poeta da mais fina impressionabilidade, homem telúrico, possuído de uma nunca extinguível nostalgia da infância, como paraíso mítico, que a todos nos resgata e fascina, e continua como poeta a inquirir-se sobre o mistério da vida, as suas fontes, traduzidas na universalidade das imagens poéticas que gera. Diremos que, na sua poemática, assistimos ao desenvolvimento de uma criação ao mesmo tempo ética e estética, tendente a reconciliar na paz o ser consigo mesmo, encontrando a sua própria expressão na harmonia.

Como poeta maior, Neto dos Santos revela-nos a sua tendência para situar-se fora de qualquer temporalidade em clara ligação com as profundezas viscerais da terra e dos seus entes, com os insondáveis mistérios da vida, novos, inquietos, subversivos.

Temo-lo aqui, no Algarve, bem perto de nós, e também por esse Portugal fora, também nos Açores, humilde como nobre, persistente como sentimental, um grande poeta do absoluto e da palavra, celebrando a liturgia do poema, transcendente, poeta de quem se há-de falar muito mais no futuro.
José Varela Pires

2014-184-livro-o-viandante-das-palavras-02