289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
2015-003-biblioteca-subsidios-historia-01Apresentação do livro "Subsídios para a História do Baixo Guadiana e dos Algarves Daquém e Dalém-Mar"
06 de fevereiro de 2015
18h00
Biblioteca Municipal de Olhão

Autor: Fernando Pessanha

A obra será apresentada por Maria Luísa Francisco, Vice Diretora da Revista Nova Águia.
Com a presença de João caldeira Romão, Presidente da Liga dos Amigos do Mestre Manuel Cabanas.
 
"Subsídios para a História do Baixo Guadiana e dos Algarves Daquém e Dalém-mar" é o novo livro de Fernando Pessanha. De um modo geral, trata-se de um compendium de artigos anteriormente publicados em diversos órgãos de comunicação regionais, nomeadamente, no Jornal do Baixo Guadiana. Os textos, cujas cronologias abarcam o largo período de tempo compreendido entre a Antiguidade e a Contemporaneidade, assumem-se como pequenos contributos para a História Local e Regional. Se muitos têm um carácter meramente informativo e são destinados, sobretudo, ao público generalista, outros assumem um carácter mais científico e são resultantes de projectos de investigação historiográfica desenvolvidos pelo autor no exercício das suas funções.

Fernando Pessanha nasceu em Faro, em 1980. É licenciado em Património Cultural e mestre em História do Algarve, pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve. Na área da História é autor de A Cidade Islâmica de Faro, Os 500 Anos da Fundação de Arenilha – Memórias de uma «vileta» nascida no decurso da Expansão Portuguesa e de vários artigos publicados em Portugal, Espanha e Marrocos. No campo da ficção é autor de Encontros Improváveis, Hotel Anaidaug e O Pianista e a Cantora. Actualmente exerce funções no Arquivo Histórico Municipal de Vila Real de Santo António. Para além da História e da Literatura, é também pianista e compositor com obra registada na Sociedade Portuguesa de Autores.

2015-003-biblioteca-subsidios-historia-02