289 700 100
 
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 



Bandeira Azul


Bandeira-Azul-siteTrês das praias do concelho de Olhão exibem a Bandeira Azul, símbolo de qualidade. São elas Armona Mar, Fuseta Mar e Fuseta Ria.

A Bandeira Azul é um galardão de caráter ambiental atribuído a praias e marinas que cumprem determinados critérios de qualidade, garantindo a sua utilização em segurança e harmonia com o meio ambiente. Estes critérios incidem ao nível da Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água, Gestão Ambiental, Equipamentos, Segurança e Serviços.

A campanha Bandeira Azul realizada nas praias representa uma melhoria importante para o concelho de Olhão, uma vez que este é um símbolo representativo de qualidade e preservação da zona balnear.

A Ilha da Armona é constituída por praias junto à Ria Formosa e ao mar. A praia Armona Mar, desde 2006 que é galardoada com a Bandeira Azul.
 

Praia Acessível


Logo Praias AcessiveisO projeto Praia Acessível tem por objetivo dar a conhecer às pessoas com mobilidade condicionada, e em especial aos idosos, as praias com acessibilidades e promovê-las como destino de férias. Este galardão é atribuído à praia Fuseta Ria desde 2007.

As condições que determinam uma praia como acessível podendo em consequência hastear o respetivo galardão, como acontece na Fuseta Ria são:

• Acesso pedonal facilitado;

• Estacionamento ordenado e com lugares reservados para pessoas com mobilidade condicionada;

• Acesso à zona de banhos de nível, por rampa, ou com recurso a meios mecânicos;

• Passadeiras no areal;

• Sanitários e posto de socorro acessíveis.
 

Praia Saudável

As praias olhanenses Armona Mar e Fuseta Mar são consideradas Praias Saudáveis, um projeto resultante de uma parceria que envolve o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e a Fundação Vodafone, permitindo dotar as zonas balneares de equipamentos que contribuem para uma melhoria da segurança e para a preservação ambiental das mesmas.

Este programa incide em quatro vertentes principais:
• Segurança:
• Acessibilidade;
• Ambiente;
• Sensibilização.
 
Na vertente Segurança têm vindo a ser disponibilizados importantes equipamentos, tais como veículos de salvamento GOES, motos de salvamento marítimo, macas flutuantes e torres de vigia, entre outros. Foi, também, criada uma rede de comunicações móveis simplificada e acessível ao público, sendo atribuídos telefones móveis e um número telefónico a cada posto de praia abrangido pelo programa.

A implementação de uma VPN (Virtual Private Network) veio facilitar a comunicação entre os postos de praia, capitanias de porto, Instituto de Socorros a Náufragos, Bombeiros Municipais e locais, números de emergência nacionais e outros, identificados como relevantes no suporte a situações de emergência.

Na vertente Acessibilidade, o principal objetivo passa por dotar as zonas balneares de equipamentos que contribuam para melhorar a utilização destas zonas por parte de veraneantes com necessidades especiais, designadamente a doação de passadeiras especiais ou de cadeiras de rodas anfíbias.

No plano da Gestão Ambiental, visa-se a proteção das zonas balneares, não só através da participação no Programa Nacional de Vigilância promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, como também pela doação de equipamentos que contribuam para a minimização dos impactos ambientais negativos.

Igualmente importante é a Sensibilização, para a qual se contribui de forma significativa através da melhoria dos níveis de informação disponibilizada aos frequentadores das zonas balneares, para as questões relacionadas com a segurança, acessibilidade e qualidade ambiental.





 

Qualidade de Ouro

Bandeira-Praias-Qualidade-de-Ouro-2014As praias do Municipio galardoadas com a Bandeira Qualidade de Ouro em 2014 são Armona Mar, Armona Ria e Fuseta Mar, as mesmas que já haviam conquistado o galardão em 2011, 2012 e 2013.

As praias com Qualidade de Ouro resultam do controlo efetuado nos últimos 5 anos. As águas das praias olhanenses continuam a apresentar resultados de qualidade Excelente.

Esta distinção feita pela Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus), prende-se com a existência de novas regras relativas à qualidade da água das praias, estabelecidas pela Directiva 2006/7/CE de 15 de fevereiro de 2006. Esta avaliação efetuada pela Quercus é muito mais limitada em comparação com a atribuição da Bandeira Azul, ao basear-se apenas na qualidade da água das praias, apesar de ser mais exigente neste aspeto específico, já que são avaliados mais parâmetros.

O objetivo da Quercus é realçar as garantias de praias que ao longo de vários anos (cinco, neste caso), apresentaram sistematicamente boa qualidade e que, portanto, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à boa qualidade da água, confirmando ainda a sua excelência na última época balnear.