289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 

DSC_0151-W300
DSC_0179-W300
DSC_0183-W300
gac-2-W300
gac-3-W300
gac-W300
LogoGAC-W300


Os Grupos de Ação Costeira (GAC) foram criados ao abrigo do PROMAR – Programa Operacional Pesca 2007-2013, no eixo prioritário 4 - “Desenvolvimento Sustentável das Zonas de Pesca”.

O GAC Sotavento do Algarve é uma parceria entre entidades públicas e privadas que assume a responsabilidade de implementar uma estratégia de desenvolvimento na zona costeira do sotavento do Algarve.

O GAC Sotavento do Algarve interage como organismo intermédio, entre os promotores e a autoridade de gestão do PROMAR, tendo por função dinamizar, receber, avaliar e propor projetos à autoridade de gestão do PROMAR para aprovação. Mediante essa aprovação, o GAC Sotavento do Algarve tem por função acompanhar e verificar a execução material e financeira dos projetos.

A estratégia de desenvolvimento costeiro do Sotavento do Algarve desenvolve-se através do apoio a projetos que beneficiem as comunidades locais, contribuindo para incrementar a atratividade dessas regiões e a manutenção ou criação de emprego, tendo como objetivo principal a promoção da pluriatividade e a reconversão dos profissionais do setor da pesca para atividades mais remuneradoras, bem como o surgimento de iniciativas inovadoras ligadas ao mar, salvaguardando em simultâneo o património cultural e ambiental das zonas costeiras.

Os destinatários, directos ou indirectos, das ações a empreender pelos beneficiários do Eixo 4 do PROMAR são os profissionais do setor das pescas e suas famílias.

Para mais informações consulte: www.gacsotavento.com