289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 


A Obesidade Infantil é a epidemia do século XXI. Segundo a Comissão Europeia, Portugal está entre os países europeus com maior número de crianças com excesso de peso. Cerca de um terço das crianças portuguesas entre os 6 e os 9 anos sofrem deste problema,  valores confirmados em Olhão por estudos efetuados por técnicos da autarquia no âmbito do Projeto "Escola Ativa" implementado, em parceria com a DREAlg,  em todas as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico. As crianças podem tornar-se obesas por variadas razões. As mais comuns são fatores genéticos, falta de atividade física, padrões de alimentação pouco saudáveis ou uma combinação destes fatores.
A atividade física regular, em combinação com uma alimentação saudável, é a forma mais eficaz que existe de controlo do peso.
As ementas são propostas pela Gertal, empresa que é responsável pela confeção e distribuição das refeições para os alunos do 1º Ciclo e Pré-Escolar, analisadas pela nutricionista do Centro de Saúde de Olhão e aprovadas pela Câmara Municipal. Todo este processo é acompanhado pela Técnica Superior da Qualidade deste Município.