289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 

Apresentamos aqui a algumas respostas a diversas questões referentes à utilização dos tablets atribuídos no âmbito do Projecto "Caíque Bom Sucesso"

A utilização dos tablet está sujeita à aceitação das CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO - “Projeto Caíque Bom Sucesso - Tablets” Uso, Conservação e Responsabilização”

Plataformas Educativas (EscolaVirtual/AulaDigital)

Questões/Respostas 

(Em constante actualização).


Os tablets estão configurados com uma conta @escolaolhao.pt. É possível adicionar outra conta ?

Não, não é possível.
Por questões de ordem técnica os tablets estão associados às contas da plataforma G-Suite for Education do domínio @escolaolhao.pt.

Um dos requisitos colocados desde o inicio do projecto foi o de conter uma solução de segurança integrada em hardware e software, que proteja o equipamento contra intrusão e que permita o bloqueio através de acesso remoto dos equipamentos, em caso de extravio, inutilizando-o.

Este requisito foi incluído para garantir que os equipamentos são utilizados de forma directa e inequívoca, com o processo de ensino / aprendizagem.

Compreendemos que a existência de duas contas institucionais, a conta do projecto "@escolaolhao.pt" e a do agrupamento "@aeffl.pt" causa algumas dificuldades na utilização dos diferentes recursos associados à conta do agrupamento. Concordamos que a solução ideal seria a existência de uma única conta.

No entanto para tal ser possível, era necessária a colaboração dos agrupamentos, assumindo os mesmos algumas responsabilidades na gestão dos tablets, participando na sua parametrização inicial, suporte e monitorização das situações de violação de segurança.

O Município de Olhão tentou articular estas questões com os agrupamentos. Neste primeiro ano essa articulação não foi possível.

No entanto é possível aceder a outras contas e aplicações web associadas através do procedimento indicado na questão seguinte.



É possível usar as contas dos agrupamentos nas aplicações Google nos tablets ?

Nas aplicações da GOOGLE (GMail, Google ClassRoom, Google Drive, etc.) instaladas nos tablets, a conta pré-definida/utilizada é do tipo axxxxx@escolaolhao.pt (para alunos) ou pxxxxx@escolaolhao.pt (para os docentes). Quando se acede a essas aplicações a conta usada é sempre a do tipo xxxxx@escolaolhao.pt.

No entanto, é possível usar o Google Chrome instalado no Tablet, utilizando Novo Separador Anónimo e/ou ativar a opção Site para computador, de forma que seja possível utilizar as funcionalidades das contas do agrupamento, quer para ver o mail da escola quer para utilizar as várias ferramentas sem recurso às aplicações instaladas (Gmail, ClassRoom, etc.).





Quais as aplicações que estão instaladas nos tablets ?

As aplicações disponibilizadas nos tablets foram seleccionadas de acordo com critérios pedagógicos e são, apenas, aquelas que se relacionam, de forma direta e inequívoca, com o processo de ensino/ aprendizagem. 

A instalação/disponibilização de app´s e feita de forma geral/centralizada e não, equipamento a equipamento.

Algumas já se encontram instaladas e prontas a usar mas outras devem ser instaladas de acordo com as necessidades. As aplicações disponíveis para instalação surgirão ao abrir a Google PlayStore disponível no tablet.

Lista de aplicações INSTALADAS/DISPONIBILIZADAS PARA INSTALAÇÃO:

  • AccuWeather: Weather forecast news & live radar
  • All-In-One Calculator
  • Arduino PLC - Ladder Simulator
  • Aula Digital
  • C# Shell (C# Offline Compiler)
  • Canva: Graphic Design, Video, Invite & Logo Maker
  • Cartões didáticos para bebé
  • Cifra Club
  • Cisco Webex Meetings
  • ClassDojo
  • Desmos Graphing Calculator
  • Dropbox: Cloud Storage to Backup, Sync, File Share
  • Duolingo: Learn Languages Free
  • Estudo em Casa
  • Educamos
  • Electric Circuit Studio
  • Electrodroid - electronics in your hand
  • Electronic Component Pinouts Free
  • Electronics circuit calculator-Electronics toolkit
  • eTwinning
  • EV Smart Book Tablet
  • Expeditions
  • Express DigiBooks
  • Firefox Browser: fast, private & safe web browser
  • GeoGebra CAS Calculator
  • GeoGebra Classic
  • GeoGebra Geometry
  • GeoGebra Graphing Calculator
  • GeoGebra Scientific Calculator
  • Gmail
  • Google Apps Device Policy
  • Google Calendar
  • Google Chat
  • Google Chrome: Fast & Secure
  • Google Classroom
  • Google Docs
  • Google Drive
  • Google Duo - High Quality Video Calls
  • Google Earth
  • Google Keep - Notes and Lists
  • Google Photos
  • Google Sheets
  • Google Slides
  • Guitar Tuner Free
  • Hangouts Meet
  • HiEdu Scientific Calculator : He-570
  • Human body (female) educational VR 3D
  • Human body (male) educational VR 3D
  • ibis Paint X
  • Inovar Aluno
  • Inovar Professor
  • Jitsi Meet
  • Kahoot!
  • Karnaugh Kmap Solver (FREE)
  • Logic Simulator Pro
  • mBlock - Scratch-based Programming Software
  • Microsoft Excel: View, Edit, & Create Spreadsheets
  • Microsoft OneNote: Save Ideas and Organize Notes
  • Microsoft PowerPoint: Slideshows and Presentations
  • Microsoft Teams
  • Microsoft Word: Write, Edit & Share Docs on the Go
  • MILAGE Learn+
  • Mobile Security Lab 2020
  • Moodle
  • Padlet
  • Parental Control & Kids GPS: Kaspersky SafeKids
  • Piano Crianças - Música e Canções
  • Plátano Editora
  • Powtoon Connect
  • QR Code Reader
  • Quizizz: Quiz Games for Learning
  • Quebra-cabeças para bebês
  • Qustodio Family Parental Control & Screen Time App
  • Reality Premedia Systems Pvt Ltd
  • Santillana Editora
  • Scratch
  • Screen Stream over HTTP
  • SketchBook - draw and paint
  • Sky Map
  • Skype - free IM & video calls
  • Smart - Aula Digital
  • Smarttoolkit
  • Socrative Student
  • Socrative Teacher
  • Tide Charts - Free
  • Ukulele Tuner Pocket - Free App
  • Unicard SIGE
  • Video Maker Video Editor Clipvue - Cut, Photos
  • Voice Recorder - High Quality Audio Recording
  • Word Cloud Art Generator
  • WPS Office - Free Office Suite for Word,PDF,Excel
  • ZOOM Cloud Meetings

Lista de Aplicações que foram consideradas NÃO ELEGÍVEIS para instalação

Nesta lista estão referidas as aplicações que consideramos não estar, de momento, evidenciados os fundamentos que justifiquem a sua instalação sob pena de quando os alunos regressarem às salas de aula, não ser possível remover as mesmas, contribuindo para que estes estejam a utilizar aplicações que de uma forma ou de outra congestionam os acessos à internet e/ou perturbam as aulas.

  • Netflix 
  • Spotify



Como actualizamos as aplicações ?

As aplicações são disponibilizadas através da Google Play Store.

O procedimento de atualização e idêntico a qualquer outro dispositivo android. Poderão periodicamente verificar se existem actualizações para as aplicações instaladas através da PlayStore.


Necessito usar aplicações que não estão instaladas nos tablets. Como faço ?

As aplicações disponibilizadas nos tablets foram disponibilizadas de acordo com critérios pedagógicos.

De forma a centralizar os pedidos e evitar duplicação a instalação/disponibilização de novas aplicações deverá ser feita pelo órgão de gestão do seu agrupamento (ou por alguém nomeado pelo mesmo) que solicite a disponibilização da mesma.

No pedido, deverá indicar o nome da aplicação na Google PlayStore (preferencialmente indicando o caminho completo para a mesma. Para tal bastará ir à PlayStore através de um Browser, encontrar a aplicação, copiar o nome e caminho/endereço) e enviar esse pedido por mail para o responsável do seu agrupamento.

Quando recebermos e analisarmos o pedido iremos disponibilizar a aplicação.


Como posso usar o Microsoft Office (Word, Excel, Powerpoint)?

As aplicações estão disponíveis para utilização/instalação. 

No entanto, por serem aplicações que requerem dados adicionais para serem usadas (utilizador microsoft, etc.) devem ser utilizadas.

Para obter mais informações devem contactar o agrupamento.

Alternativamente poderão usar o WPS Office que suporta extensões doc, xls e ppt.

Sou docente e os meus alunos têm tablets. Como posso ter acesso à lista de endereços de mails que eles usam nos tablets ?


De forma a possibilitar os contactos com os alunos, foi enviada para o órgão de gestão de cada agrupamento a lista de endereços de correio electrónico de cada um dos alunos, organizada por escola/turma.

O meu tablet não não funciona: não liga/não carrega/deixou de dar imagem. O que faço ?

De acordo com as “Condições de Utilização” a garantia do equipamento não cobre danos por mau manuseamento. A Câmara Municipal de Olhão não irá repor equipamentos extraviados ou danificados por mau manuseamento. 

Se o tablet ficou totalmente descarregado deve ligar o carregador e aguardar que apareça a imagem (este processo pode demorar vários minutos).

Se mesmo assim não dá sinal de estar a carregar, deverá dirigir-se à loja da Samsung em Faro indicando que se trata de um tablet associado ao Projeto “Caíque Bom Sucesso” do Município de Olhão. 

Se desejar que seja feita uma análise prévia do problema, deverá entregar o tablet na portaria do Município de Olhão, ao cuidado da Divisão de Informática, devidamente acondicionado numa caixa ou saco e acompanhado do carregador.

Deixe também o seu contacto telefónico para posterior comunicação. 

Durante este período COVID-19:
  • A Samsung tem à disposição a Linha de Apoio ao Cliente (808 207 267, dias úteis das 9h às 20h) e a página https://www.samsung.com/pt/support/ para que possa agendar a recolha do equipamento. De forma que seja activada a garantia deverá indicar à Samsung que se trata de um tablet ao abrigo do projecto do Municipio de Olhão.
  • A portaria do Município atende entre às 9:00 e as 13:00. 

Danifiquei o  ecran do tablet. O que faço ?

De acordo com as “Condições de Utilização” a garantia do equipamento não cobre danos por mau manuseamento. A Câmara Municipal de Olhão não irá repor equipamentos extraviados ou danificados por mau manuseamento.

Deverá entrar em contacto com a linha de apoio da Linha de Apoio ao Cliente da Samsung (808 207 267, dias úteis das 9h às 20h) e a página https://www.samsung.com/pt/support/ para que possa agendar a recolha do equipamento para orçamentação/reparação.


Questão: O meu tablet está bloqueado. Como procedo ?

Existem várias situações em que o seu Tablet pode ficar bloqueado:

1. Terem sido feitas alterações das configurações iniciais feitas pelo Município

Neste caso deve entregar o tablet na portaria do Município de Olhão ao cuidado da Divisão de Informática para se proceder à análise, devidamente acondicionado numa caixa ou saco e carregado (para não ser necessário mais esse tempo em que ficará à carga) ou acompanhado do carregador.

2. Não ser usado durante 30 dias seguidos.
Nesta situação deve:

  • Ligar o tablet à internet;
  • Entrar em contacto com a Divisão de Informática através do número 289 700 106
  • Seguir os passos que lhe serão indicados.

3. Por esquecimento do PIN/Padrão:

Deverá entregar o tablet na portaria do Município de Olhão, ao cuidado da Divisão de Informática, devidamente acondicionado numa caixa ou saco e acompanhado do carregador para ser feita uma análise do problema.

Deixe também o seu contacto telefónico para posterior comunicação. 



Como contacto a Divisão de Informática ?

Telefone: 289 700 106
Email:informatica@cm-olhao.pt
Formulário de Pedidos:

Serviço de Suporte Informático às Escolas (SSIE)
  1. Escola(*)
    Escolha a escola a que se refere.
  2. Nome(*)
    Por favor introduza o seu NOME.
  3. Contacto Telefónico
  4. Email(*)
    Por favor introduza o seu ENDEREÇO DE CORREIO ELECTRÓNICO para o podermos contactar se necessário.


    Neste campo deverá fornecer o seu endereço de correio electrónico.

    ATENÇÃO: Foi detectado que, por razões que desconhecemos que pedidos vindos de @homail.com/@outlook.com ou @live.com tratam/marcam os mails de @cm-olhao.pt como SPAM, colocando-os na pasta de SPAM. Deverá verificar essa pasta periodicamente de forma a receber as nossas respostas. O mail de resposta é enviado de informatica@cm-olhao.pt
  5. Assunto(*)
    Por favor introduza o ASSUNTO.
  6. Descrição da Sugestão/Problema(*)
    Por favor DESCREVA a sua sugestão/problema.
  7. Ficheiro
    Invalid Input

    Se desejar anexe um ficheiro para melhor descrever/documentar a sugestão/problema reportado.

  8. Insira o código que visualiza.
  9.   


Qualquer problema não hesite em contactar !
Estamos à disposição para ajudar naquilo que seja necessário de forma a que tudo corra pelo melhor e que todos possam usar os recursos disponíveis.