289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 

O Plano de Mobilidade e Transportes de Olhão (PMTO) é um instrumento que estabelece a estratégia global de intervenção em matéria de organização das acessibilidades e gestão da mobilidade para o concelho, definindo um conjunto de ações e medidas que contribuam para a implementação e promoção de um modelo de mobilidade mais sustentável, que seja compatível com o desenvolvimento económico e indutor de uma maior coesão social.

Este Estudo é co-financiado pelo FEDER, ao abrigo do Programa Operacional para o Algarve, no âmbito do Regulamento Específico "Política de Cidades – Redes Urbanas para a Competitividade e Inovação".

A elaboração do PMTO desenvolveu-se pelas seguintes fases:

Fase 0 – Preparação dos Trabalhos de Campo

Corresponde a uma fase inicial em que é apresentada a metodologia e o cronograma dos trabalhos de campo e onde também é definido o zonamento adotado no âmbito do plano.

Fase 1 – Caracterização e Diagnóstico

Esta fase, compreende a recolha e análise de informação de base necessária à caracterização da situação de referência e à identificação das disfunções em matéria de deslocações, das tendências pesadas de evolução, bem como das potencialidades e oportunidades do território.
Com o diagnóstico é possível a identificação prévia dos principais desafios e das intervenções prioritárias a desenvolver.

Fase 2 – Construção de Cenários e Definição da Estratégia

Nesta fase são construídos os cenários prospetivos, que têm em consideração as tendências de evolução do sistema de mobilidade. Esta fase compreende também o estabelecimento dos objetivos estratégicos do plano e a formulação da estratégia a ser desenvolvida na Fase 3 do PMT de Olhão.

Fase 3 – Planos de Ação: Propostas e Programas de Intervenção e Investimento.

Esta fase corresponde ao volume operacional do PMT de Olhão, onde são definidas e programadas as medidas e ações a desenvolver, através da definição de propostas (instrumentos de ação) e programas de intervenção e investimento.

Fase 4 – Acompanhamento e Monitorização.

Esta fase tem como principais objetivos o desenvolvimento de uma metodologia de acompanhamento da fase de implementação do PMT de Olhão, e ocorre durante todo o programa de elaboração deste plano.







Algarve Central       Algarve 21 - Programa Operacional       Qren - CCDR-A         União Europeia