289 700 100
 
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 
logo regenera-coresUm dos grandes desafios que se coloca à regeneração urbana, no caso de Olhão é, sendo um território com a forte identidade de uma comunidade muito ligada às atividades da Ria Formosa, procurar no processo de renovação da cidade, manter essa mesma identidade. Não se deve descaraterizar nem cair na tentação de tornar o centro histórico num local apenas destinado ao turismo. Regeneração urbana não é só requalificar os edifícios, devendo integrar igualmente uma forte componente económica, social e cultural.

O Município de Olhão está a desenvolver o seu projeto de regeneração urbana no seguimento da candidatura aprovada para cofinanciamento do FEDER, no âmbito do Regulamento Específico Política de Cidades – Parcerias para a Regeneração Urbana, tendo organizado em parceria com a Fesnima e a Mercados de Olhão, o 1º Seminário de Regeneração Urbana, para apresentação do Programa de Ação designado "Centro Histórico e Frente Ribeirinha de Olhão". Pretende-se criar parcerias para dinamizar e implementar este Programa de Ação comum de regeneração urbana, cujos objetivos são:
- Revitalização sócio-económica de espaços urbanos degradados/fragilizados;
- Qualificar o ambiente urbano e os fatores determinantes de qualidade de vida da população;
- Reforçar a atratividade da Cidade através da preservação e valorização de espaços de excelência urbana.

Neste Concelho, o fato de o centro histórico se desenvolver junto à zona ribeirinha, com uma forte capacidade de atração de pessoas, é um fator de sucesso para o projeto.
 

Enquadramento:


Plano de Ação: 

Fichas de Projeto: