289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 

O concelho de Olhão situa-se no Sotavento e Algarve Central, ocupando uma área total aproximada de 130 km2. Confronta-se a nascente e a norte com o concelho de Tavira, a poente com o concelho de Faro e a sul com o Oceano Atlântico.

Toda a zona litoral do concelho de Olhão integra-se no Parque Natural da Ria Formosa, uma das zonas húmidas mais importantes a nível europeu, recentemente distinguida como uma das Maravilhas Naturais de Portugal.

O concelho de Olhão é constituído por 5 freguesias: Olhão, Fuseta, Moncarapacho, Pechão e Quelfes. Todas se estendem até ao litoral.

Este é um dos cinco concelhos mais populosos do Algarve, residindo no concelho cerca de 10% dos habitantes da região.

De acordo com o Censos de 2011, residem no concelho de Olhão aproximadamente 45 mil habitantes, o que significa que a população de Olhão cresceu 23%, entre 2001 e 2011.

Atualmente, o concelho possui excelentes acessibilidades, sendo de realçar os dois nós de ligação à auto-estrada da região, A22, também conhecida por Via do Infante.

A pesca e a indústria conserveira continuam a ser elementos fulcrais para a economia do concelho, embora a construção civil, o comércio e as atividades imobiliárias constituam igualmente atividades de relevo.

A forte aposta no turismo abre um novo horizonte para o concelho de Olhão. O recente porto de recreio, a requalificação da zona ribeirinha e a construção de unidades hoteleiras de luxo são passos já concretizados da longa caminhada de progresso e dinamismo que se vive neste concelho.