289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 
Tem início no próximo sábado, 13 de julho, mais uma edição da Feira do Livro de Olhão. O cenário - o Jardim Patrão Joaquim Lopes, ladeado pela Ria Formosa -, aliado ao programa diversificado, são motivos de peso para uma visita ao ‘mundo’ dos livros e da leitura.

2019-115-Feira-do-Livro-Olhao

Durante oito dias, entre 13 e 20 de julho, passam pela Feira do Livro de Olhão nomes incontornáveis da cultura nacional e com destaque internacional. Gonçalo M. Tavares, João Tordo, Teolinda Gersão, Luís Carmelo ou Francisco Moita Flores são apenas alguns dos autores que marcam presença nesta edição.

A abertura oficial da Feira do Livro de Olhão 2019 acontece às 18h00 do dia 13 de julho com uma oficina de ilustração infantil, a cargo de Danuta Wojciechowska. Neste dia, que termina com o espetáculo Grafonola Voadora e Napoleão Mira, pelas 23h00, marcam presença no Jardim Patrão Joaquim Lopes, Gonçalo M. Tavares, Rita Redshoes e Adão Contreiras a partir das 21h30.

João Tordo, Valério Romão e Fernando Cabrita são os autores presentes no domingo, dia 14, a partir das 21h30, passando igualmente pela Feira do Livro de Olhão, sempre no mesmo horário, João Pinto Coelho, João Paulo Oliveira e Costa, e Luís Barriga (dia 15), Teolinda Gersão, Luís Carmelo e Ana Paula Madureira (dia 16), Afonso Cruz, Ana Cristina Silva e António Ventura (dia 17), Francisco Moita Flores, Patrícia Portela e Vasco Prudêncio (dia 18). Entre outros, a apresentação do CD Poesia 21 pelo grupo Experiment'arte e as atuações de Genoveva Faísca e Zeus Faber animam as noites de 15 e 18 de julho, respetivamente.

As atividades para os mais novos também estarão em destaque através da iniciativa Biblioteca Viva, que contempla a realização de oficinas de criação de livros (dia 15, 18h00), pigmentos naturais (dia 16, 18h00), As Emoções (dia 17, 18h00) ou Uma Aventura na Cortiça (dia 18, 18h00). Haverá também yoga entre histórias (dia 14, 18h00), Histórias Sorridentes com Lígia Boldori (dia 19, 18h00) e Livros e Bonecos com Carlos Canhoto (dia 20, 18h00).

Esta edição da Feira do Livro conta, igualmente, com a participação especial das juntas de freguesia do concelho, que apoiam encontros com escritores e poetas locais, assim como alguns momentos musicais. 

Como refere o presidente do Município de Olhão, António Miguel Pina, “autores premiados e de grande relevância na literatura que melhor se escreve em Portugal fazem parte do programa que delineámos com o objetivo de agradar e permitir novas experiências a todos os participantes. O convite está feito. Encontramo-nos no dia 13, rodeados de livros”.