289 700 100
 
geral@cm-olhao.pt
 

Átrio

Atrio
É através do Átrio que se estabelece a relação interior/exterior do edifício e se tem acesso a todas as áreas do serviço público. É, pois, o espaço distribuidor do edifício, uma espécie de "praça" interior, na qual é acentuada a dimensão tridimensional que permite uma leitura clara do modo de funcionamento da Biblioteca.
Em termos funcionais, o Átrio é, por excelência, um espaço de acolhimento, informação e orientação do utilizador.
No Átrio também existem painéis com as novas aquisições, informações sobre atividades culturais da Biblioteca e de outras instituições, etc.


Receção

Receção
Localizada no átrio, a Receção é onde se procede ao atendimento, orientação e primeira informação do público, assim como à gestão integrada do empréstimo.







Setor Adultos

Secção de adultos
O Setor de Adultos é ocupado por uma zona com estantes, contendo a documentação em livre acesso, destinada ao empréstimo domiciliário e outra documentação de consulta local.
Inclui zonas para a leitura de periódicos, para a consulta de documentos sonoros, audiovisuais e eletrónicos.
Espaço adequadamente suportado por equipamentos que permitem a consulta e pesquisa de informação em diferentes suportes, assim como o acesso à Internet.



Setor Infanto-Juvenil

Setor Infanto-Juvenil
O Setor Infanto-Juvenil, localizado no piso 1, é um espaço independente do Setor de Adultos. Aqui, o leitor mais jovem tem acesso à documentação em livre acesso destinada ao empréstimo domiciliário, bem como a documentação para consulta local.
Inclui zonas para a consulta de documentos sonoros, audiovisuais e electrónicos.
Espaço adequadamente suportado por equipamentos que permitem a consulta e pesquisa de informação em diferentes suportes, assim como o acesso à Internet.
Este setor inclui também uma área de animação, destinada a atividades em grupo, proporcionadas em articulação ou não com outras entidades, como por exemplo escolas.


Sala do Conto

Sala do Conto
A Sala do Conto é uma zona primordialmente vocacionada para atividades coletivas, tais como a “hora do conto” (leitura e/ou dramatização), exposição de trabalhos, audições e visionamentos coletivos, projeções, etc.
Dotada de equipamento de som e imagem.






Bebéteca

Bebéteca
A Bebéteca é um espaço destinado a bebés até aos 3 anos de idade, devidamente acompanhados pelos respetivos familiares.
Este espaço, especialmente pensado para esta faixa etária, dispõe de mobiliário colorido e de uma coleção de livros apropriada a este público. Almofadas, puffs, livros com cores e texturas permitem estimular, desde cedo, o gosto pela leitura e pelo livro transformando-o num objeto do quotidiano dos bebés.




Espaço Polivalente

Espaço polivalente
O Espaço Polivalente é uma zona destinada à realização de um conjunto heterogéneo de atividades dirigidas à comunidade, tais como conferências, debates, clubes de leitura, exposições, cursos, etc.
Este espaço serve também, salvaguardando a legislação existente, para projeções e audições coletivas.







Galeria

Galeria
A Galeria da Biblioteca Municipal de Olhão está localizada no piso -1 e possui uma área de 190m2. É um espaço essencialmente vocacionado para a realização de exposições, cuja programação compete exclusivamente ao Município.









Cafetaria

Cafetaria
A Cafetaria localizada no piso -1 proporciona aos utilizadores da Biblioteca um espaço de lazer e convívio.