289 700 100
 
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 
Arranca esta terça feira, dia 29 de março, na Escola de Marim, a Estafeta Chamada para os Jogos que, pelo 8º ano consecutivo, marca o arranque dos Jogos de Quelfes, o maior movimento desportivo da Península Ibérica, que tem berço no concelho de Olhão. A iniciativa tem início marcado para a cidade de Ayamonte, no dia 5 de maio.

2017-052-estafeta-jogos-de-quelfes-01
A apresentação pública oficial decorreu no Edifício dos Paços do Concelho de Olhão, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, António Miguel Pina, do representante do Movimento Olímpico, Filipe Santos, representantes dos municípios envolvidos na organização e do Diretor Regional do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Custódio Moreno, para além do dinamizador do projeto, Gustavo Marcos.

Além dos seis municípios organizadores – Olhão, Faro, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira e Ayamonte - os Jogos de Quelfes congregam ainda a participação de escolas oriundas de outros concelhos algarvios, alentejanos e, nesta oitava edição, uma delegação de Odivelas, município da região da Grande Lisboa.

Na qualidade de anfitrião, António Miguel Pina enalteceu mais uma vez o conceito dos Jogos de Quelfes, congratulando-se com o facto de “ter sido em Olhão que nasceu esta iniciativa que, edição após edição, alarga os seus horizontes, trazendo cada vez mais pessoas para a causa do Olimpismo e do Desporto, enquanto forma de aproximar as pessoas”.

2017-052-estafeta-jogos-de-quelfes-02
Além de um encontro desportivo dirigido aos alunos dos 3.º e 4.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, os Jogos de Quelfes são também uma chamada de atenção para uma filosofia de vida, o Olimpismo, que surge neste contexto como um verdadeiro programa de educação para a cidadania.

A Estafeta Chamada para os Jogos, que arranca esta terça feira, assinala o início da contagem decrescente para os Jogos de Quelfes. O objetivo é envolver a comunidade na causa do Olimpismo.

Envolvendo a transmissão de um testemunho, trata-se de uma corrida que percorre as escolas de 1º Ciclo de diversos concelhos, começando precisamente em Marim, e terminando no dia 5 de maio em Ayamonte, depois de passar por 12 concelhos, incluindo, este ano, Odivelas.

2017-052-estafeta-jogos-de-quelfes-03
Sob o lema “o Desporto não é apenas para os que têm jeito”, os Jogos de Quelfes irão, mais uma vez, para o terreno, apostados em incutir junto dos mais jovens os valores do Olimpismo, da cidadania, da proteção do meio ambiente e da inclusão, combatendo flagelos como o sedentarismo, a obesidade, a quebra dos níveis de autoestima, ou mesmo o bullying.

Nesta 8ª edição dos Jogos de Quelfes, que decorre de 5 a 19 de maio, participarão 1800 alunos de Olhão, Albufeira, Alcoutim, Almodôvar, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Odivelas, Odemira, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira e Ayamonte. Todos juntos, praticarão mais de uma dezena de modalidades, incluindo desporto adaptado.

2017-052-estafeta-jogos-de-quelfes-04