289 700 100
 
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 
Encontra-se online o portal do Grupo de Trabalho para a Agenda Europeia da Migração. Com o endereço www.refugiados.acm.gov.pt, este site pretende reunir os contributos das instituições e cidadãos portugueses que manifestem vontade e condições para apoiar no acolhimento e integração dos mais de 4 mil refugiados que vão chegar nos próximos dois anos ao nosso País.

Será através desta manifestação formal junto do grupo de Trabalho que as propostas poderão vir a ser equacionadas pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Os cidadãos serão encaminhados para a Plataforma de Mentores para Migrantes que, a partir de agora, passa a abranger também os refugiados. Esta plataforma oferece aos cidadãos a possibilidade de se identificarem como voluntários na integração de refugiados.

O Grupo de Trabalho para a Agenda Europeia da Migração foi criado pelo Governo em setembro de 2015. É coordenado pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e possui uma representação multidisciplinar, sendo constituído por representantes da Direção-Geral dos Assuntos Europeus/Ministério dos Negócios Estrangeiros, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, do Instituto da Segurança Social, do Instituto do Emprego e da Formação Profissional, da Direção-Geral da Saúde, da Direção-Geral da Educação e do Alto Comissariado para as Migrações.

No portal, é ainda disponibilizado o endereço de e-mail para onde devem ser dirigidas todas as questões relacionadas com a temática dos refugiados (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) e um contacto telefónico com a mesma finalidade (218 106 191).